em Sobre sua fé

O que é fé?

É comum ver pessoas que pensam que a Fé é a  capacidade de acreditar muito que uma coisa possa acontecer, daí ela de fato acontece.  Especialmente se essa coisa for algo que queremos. Como exemplo: “Eu tenho fé que você vai superar isso”, “tenho fé que vou conseguir esse emprego” e por ai vai…
O fato de termos um Deus todo poderoso capaz de fazer tudo, nos gera uma falsa expectativa quanto a fé  e por isso  pensamos  Ele fará tudo. Principalmente aquilo que queremos que Ele faça. Se acreditarmos muito a coisa acontece. A fé passa a ser a crença de que Deus cumprirá as minhas expectativas ou realizará os meus desejos. De fato Ele é capaz de tudo, inclusive de fazer aquilo que eu quero que Ele faça, porém, ser capaz não quer dizer que Ele irá fazer.
Infelizmente em nossa cultura religiosa a fé tem sido ensinada como uma capacidade de extrair de Deus aquilo que queremos. Ex: “Eu quero um emprego novo e pela fé vou buscar essa bênção. Eu tomo posse. Basta determinar. Se pedir com fé…” . Isso pode ser muita coisa, menos fé.

CONCEITO REAL

O livro de Hebreus, no capítulo 11, no versículo 6, diz: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor”. Esse texto passa a ideia de que existe uma boa vontade de Deus em recompensar aqueles que o procuram conhecer, procuram saber quem Ele é, procuram ter uma relação com Ele.
Podemos então pensar que a Fé poderá ser conceituada como a confiança depositada em Deus, no seu caráter, na sua bondade, na sua fidelidade. Por conhecê-lo confio naquilo que Ele é, por conhecê-lo confio em Sua vontade, seja ela qual for, e, por conhecê-lo sei que não irá falhar. (O justo viverá pela fé, melhor tradução, pela fidelidade. Fidelidade de Deus. O justo viverá sabendo que Deus não falhará em seu plano.) Fé é exatamente abrir mão das minhas vontades acreditando haver uma boa, perfeita e agradável, melhor que a minha. Por isso talvez a oração ensinada por Jesus não é para pedirmos ao Pai que nos dê o que desejamos ou que faça o que queremos, mas que Ele faça a vontade dEle em nós. Jesus conhece o Pai, confia no que Ele é e sabe que sempre fará o melhor.

FÉ NÃO É CONFIAR NO QUE ELE VAI FAZER, MAS CONFIAR EM QUEM ELE É.

DEUS É MUITO MAIOR DO QUE AQUILO QUE ELE PODE FAZER. Fé é depender da provisão de Deus. É crer que Deus está cuidando de nós e nada do que é necessário irá nos faltar. Assim fazem os passarinhos e as flores do campo.
Aliás, conta-se por aí uma história que dois passarinhos estavam conversando e um perguntou ao outro: _ Por que os homens são assim tão ansiosos, estão sempre correndo, com pressa, por que trabalham tanto? Por que eles destroem todo o mundo para produzir? Por que acumulam muito mais que precisam? Por que não repartem o que tem? E o outro passarinho respondeu: _ Porque eles não têm um Deus como o nosso. De fato não conhecemos o Deus que temos.
Fé é colocar a vida nas mãos de Deus e descansar nos cuidados dele. Mas e aquilo que não é necessário mas eu gostaria de ter? Pode ser que chegue, mas se não chegar nós vamos sobreviver sem, tranquilamente.

INCRÉDULOS

É natural você pensar : “sob esta perspectiva eu nunca tive fé!” De fato, é verdade. Bem-vindo ao clube dos incrédulos. Poucas pessoas confiam em Deus a ponto de “abandonarem” suas vidas nas mãos dEle. Poucas pessoas dormem bem a noite, sabendo que Deus é quem dará a provisão no dia seguinte, não vivem com serenidade e paz.  Ao invés disso, Têm temor do futuro, vivem , por exemplo ansiosos.
A maioria busca socorro em Deus, a minoria dorme no Seu colo.
Faça a leitura do texto de Mateus 8, versículos 23 e seguintes.
Veja: quando tenho fé conheço quem Deus é, conheço seu caráter, sei que seus planos não dão errado. Dormir como uma criança torna-se uma tarefa fácil mesmo sob a pior das tempestades.
esses e outros assuntos você pode conferir no nosso PODCAST  e pelo nosso canal do YOUTUBE
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Fale Conosco

Mensagem encaminhada. Retornaremos o contato o mais rápido possível.

Fique ligado!
Participe da nossa Newsletter
Inscrever
close-link